Cultura
30 Janeiro de 2023 | 16h32

Igreja “Maria Madalena” no Cazenga ascende à Património Cultural

A Igreja Metodista Unida, Maria Madalena, no município do Cazenga, é classificada Património Histórico Cultural com base em Decreto Executivo 270/22 de 29 de Julho, cujo descerrar da placa a propósito deverá acontecer, dentro de duas semanas, em cerimónia que está a ser preparada para o efeito.

Implantada em 1965, saída da Igreja Bethel, e situada no interior do Distrito Urbano do Cazenga entre as ruas dos Comandos e do Sete e Meio,  além da missão eclesial, a  instituição apoia a comunidade em parceria com o Estado através de uma Escola Primária, onde as crianças estudam a custo zero.

Segundo o guia leigo dessa congregação, Inácio Neto, que falava à ANGOP, hoje (segunda-feira) sobre essa ascensão, a classificação ora feita é um "reconhecimento justo”  e como fiel sente-se honrado, pois esta elevação poderá transcender para as novas gerações.

Referiu que nesta igreja saíram vários líderes  para a sociedade, com destaque para o actual bispo da Igreja Metodista Unida, Gaspar João Domingos, que está à frente da organização há mais de uma década.

Além da disseminação da doutrina cristã, a Igreja Metodista Maria Madalena faz parte da memória da população de Luanda e particularmente do Cazenga, pela sua vocação nos domínios da educação e da assistencia social, bem como jogou um papel importante na emancipação da consciência nacionalista do povo angolano.

Daí a necessidade de se promover o seu reconhecimento como um importante lugar de memória para àquela circunscrição e não só, cabendo a administração local do Estado a tomada de medidas para a efectiva protecção e valorização do referido património, lê-se no decreto.

Inácio Neto contou que  "Maria Madalena” é um nome bíblico dado  à Igreja Metodista, para homenagear a mulher que seguiu Cristro até a sua crucificação e ressureição.

A Igreja Metodista Unida foi estabelecida em Angola em 18 de Março de 1885, pelo Bispo William Taylor, acompanhado de uma caravana de outras 45 pessoas, na sua maioria Leigas e com variadas profissões, vindas dos Estados Unidos da América.

Fachada da Igreja Metodista Unida Maria Madelena © Fotografia por: Marcos Caetano (Angop)

Fonte: Angop