Saúde
30 Janeiro de 2023 | 14h43

Huambo tem um doente com lepra em cada dez mil habitantes

A província do Huambo, Planalto Central de Angola, tem um doente com lepra em cada dez mil habitantes, informou o supervisor adjunto do programa local de Combate às Doenças Tropicais e Negligenciadas, Almiro Kapamba.

Segundo o responsável que falava esta segunda-feira à ANGOP, as autoridades sanitárias controlam, actualmente, 130 doentes em tratamento clínico, com uma taxa de prevalência de 0,5 por cento.

Almiro Kapamba disse tratar-se de uma situação preocupante, pois, apesar de estar controlada, coloca o Huambo na segunda posição das províncias com mais casos do país, depois de Luanda.

Como estratégia, informou que o gabinete da Saúde do Huambo tem realizado o acompanhamento devido aos doentes diagnosticados, para se evitar a propagação das doenças, devido ao seu carácter contagioso.

Referiu que o município do Huambo, sede da província com o mesmo nome, tem o maior registo de casos, com 39, seguido do Cachiungo (29), Mungo (22) e Londuimbali (14).

O responsável fez saber que as autoridades sanitárias registaram, em 2022, um total de 112 novos casos, dos quais 106 recuperaram.

Na ocasião, considerou satisfatório o funcionamento do centro de tratamento do Cachiungo, onde se encontram internados 29 doentes, na sua maioria, provenientes, para além do Huambo, com uma densidade populacional estimada em dois milhões, 736 mil e 159 habitantes, de outras regiões circunvizinhas.

Almiro Kapamba descartou qualquer dificuldade de medicamento para o tratamento adequado dos doentes.

Cientificamente conhecida por hanseníase, a lepra é uma das doenças mais antigas da humanidade, caracterizada por uma infecção crónica causada pela bactéria Mycobacterium lepras ou Mycobacterium lepromatosis.

A mesma se transmite de pessoa a pessoa, através de gotículas expelidas do nariz e da boca de uma pessoa infectada e inspiradas ou tocadas por uma pessoa não infectada. Mas, mesmo após contacto com as bactérias, a maioria das pessoas não chega a contrair a lepra.

Casos de lepra (Ilustração) © Fotografia por: Divulgação

Fonte: Angop