Saúde
23 Janeiro de 2023 | 14h50

Malanje regista mais de 70 mortes por tuberculose

Setenta e sete pessoas, entre crianças e adultas, morreram por tuberculose em 2022, na província de Malanje, mais 12 casos comparativamente ao ano de 2021, afirmou hoje, a porta-voz do Hospital Provincial Sanatório, Regina Zuze Tuba.

A fonte fez saber que as mortes resultaram de um total de 488 casos positivos da doença registados na referida unidade (menos 13 que em 2021), tendo apontado o município de Malanje como o mais afectado, seguido por Cacuso e Calandula.

Entre os pacientes de tuberculose diagnosticados no ano transacto, 35 estão associados ao VIH-Sida.

Por outro lado, a responsável frisou que 38 pacientes abandonaram o tratamento, situação que preocupa a direcção da unidade.

"Os doentes que abandonam o tratamento, grande parte dos quais tóxico-dependentes, tendem a voltar ao hospital em fase terminal da doença, com pouca probabilidade de recuperação”, disse, acrescentando que na semana finda três pacientes com histórico de abandono acabaram por falecer.

A tuberculose é uma doença infecciosa provocada pelo bacilo de koch, bactéria que tem a capacidade de produzir danos nos pulmões, brônquios e danos extras pulmonares.

Regina Zuze Tuba, porta-voz do Hospital Provincial Sanatório de Malanje. © Fotografia por: Aurélio Cua-ANGOP

Fonte: Angop