Saúde
19 Janeiro de 2023 | 16h07

Unidades sanitárias necessitam de Kz 120 milhões/mês

O Hospital Geral da Lunda Sul e a Maternidade Provincial, necessitam de um orçamento a rondar os 120 milhões de kwanzas mensalmente para responder às despesas das referidas unidades sanitárias.

Em declarações, esta quinta-feira à ANGOP, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Viegas de Almeida, disse que as referidas unidades recebem actualmente um valor aproximado de kz 50 a 55 milhões de kwanzas mensalmente, valores considerados insuficientes.

Adiantou que embora tenham aumentado a fasquia, o orçamento ainda não é o desejado para garantir aquisição plena de medicamentos de qualidade, manutenção das infraestruturas e outros serviços que fazem funcionar as unidades sanitárias.

Segundo o responsável, o aumento do valor é um assunto que gostaria de ver ultrapassado, de modos a facilitar  as unidades que realizem cirurgias complexas, como as neurocirurgias.

Viegas de Almeida augurou igualmente ver melhorada as verbas dos Hospitais Municipais do Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, bem como o Sanatório e Pediátrico, que actualmente recebem quotas ínfimas.

O Hospital Geral da Lunda Sul, com 150 camas, dispõe de serviços de medicina geral, cirurgia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, imagiologia (TAC, RX e ecografia), fisioterapia, estomatologia e oftalmologia.

Comporta três laboratórios, igual número de blocos operatórios, cinco unidades de cuidados intensivos, seis salas de urgência, morgue, sala de conferências e um parque de estacionamento para 24 viaturas.

Já na Maternidade, com o esmo número de leitos, possui uma unidade de cuidados intensivos, especialidades de obstetrícia, ginecologia, serviços de urgência, neonatologia, hemoterapia, bloco operatório, banco de sangue e morgue.

Jornal de Angola - Notícias - Lunda-Sul ganha hospitais de referência

Oferece igualmente serviços de hemoterapia, mamografia, ecografia, Raio-X e neonatologia.

A área de neonatologia conta com 10 berçários, 12 incubadoras e seis berços de aquecimentos, para atender bebés que precisem de cuidados especiais.

Vista frontal do Hospital Geral de Lunda Sul © Fotografia por: Mariana Guiné (Angop)

Fonte: Angop