Educação
12 Janeiro de 2023 | 16h13

Exame nacional vai conferir solidez ao sistema de ensino - Fátima Viegas

A secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Fátima Viegas, afirmou, esta quinta-feira, em Luanda, que o exame nacional generalizado da 6ª, 9ª e 12ª classes, agendados para este ano, vai conferir solidez e eficácia ao sistema de educação e ensino do país.

Para a responsável, que falava na abertura do Simpósio Internacional sobre Avaliação Externa da Aprendizagem, do Ministério da Educação, a partir deste ponto será garantida a autonomia e confiança necessárias para os desafios vindouros no quadro da avaliação externa.

Sobre o evento, disse que constitui um momento importante para a definição de linhas orientadoras de implementação de um Sistema Nacional de Avaliação Externa das Aprendizagens.

``Neste particular, destaca-se o importante papel que a cooperação entre Angola e Portugal, particularmente, do domínio da Educação desempenham para o cumprimento deste desiderato``, reforçou.

No entanto, esclareceu que Angola está ciente dos imensos desafios que ainda se impõem para atingir as metas e aspirações estabelecidas no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU) e da 2063 da União Africana (UA).

Deu a conhecer que a realização da Fase Piloto dos Exames Nacionais, decorrida no ano lectivo transacto,constituiu um marco no sector, pois o seu sucesso vai levar a realização dos exames nacionais, agendados para Junho próximo.

Segundo dados do Ministério de Educação,  apresentados no Simpósio, a fase piloto foi efectuada a 134 mil alunos da 6ª classe e 760 da 12ª classe, distribuídos em 56 turmas.

No Exame Nacional Generalizado de 2023  vão participar cerca de 40 mil alunos da 6ª, 9ª e 12ª classes nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Física.

Para a  ministra da Educação,  Luísa Grilo, o evento visa, essencialmente, discorrer sobre o papel, o impacto e os desafios da avaliação externa e sua sustentabilidade no contexto nacional, bem como trocar experiências com países parceiros.

Participam no Simpósio, com o lema " Avaliação Externa das Aprendizagens, reflectir, agir e transformar ".  de forma  presencial e virtual, especialistas e docentes de Angola, Portugal, Cabo-Verde e Moçambique.

Secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Fátima Viegas © Fotografia por: Nelson Malamba (Angop)

Fonte: Angop