Internacional
07 Janeiro de 2023 | 09h47

Primeira viagem de Lula da Silva é ao Uruguai já em janeiro

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva visitará o Uruguai no dia 25 de Janeiro, a convite do seu homólogo uruguaio, Luis Lacalle Pou.

"Depois de aceitar o convite do Presidente Luis Lacalle Pou, o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, visitará o Uruguai no dia 25 de janeiro. Ambos os Ministros dos Negócios Estrangeiros estão a trabalhar na agenda desta reunião bilateral", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros na rede social Twitter.

Lacalle Pou participou no domingo na tomada de posse de Lula da Silva numa cerimónia em que foi acompanhado pelos ex-presidentes José "Pepe" Mujica (2010-2015) e Julio María Sanguinetti (1985-1990 e 1995-2000).

Mujica disse à imprensa nessa ocasião que já tinha um plano para estar presente porque era "um velho amigo" de Lula da Silva e que aceitou a proposta de ir com Lacalle apesar das suas diferenças político-ideológicas porque considerava que "a imagem do país é o que conta".

Algo semelhante foi referido por Lacalle Pou, que disse que o seu convite demonstra uma "continuidade democrática, institucional e republicana" que no mundo de hoje "poucos países em todo o globo podem mostrar".

O encontro terá lugar um dia após a cimeira da Comunidade dos Estados da América Latina e das Caraíbas (CELAC) que terá lugar em Buenos Aires a 24 de Janeiro, a primeira viagem internacional de Lula da Silva.

Fonte: NM