Saúde
12 Maio de 2021 | 15h59

Responsável defende enfermagem orientada para investigação

O vice-governador de Malanje para o sector político, económico e social, Domingos Eduardo, defendeu, nesta quarta-feira, a actuação dos enfermeiros no campo da investigação científica para a promoção da saúde preventiva.

Intervindo no acto provincial alusivo ao Dia Internacional do Enfermeiro, o responsável sustentou que a classe poderá propor soluções para reduzir drasticamente o registo de doenças nas comunidades, com destaque para a malária, que só em 2020 causou a morte de mais de 400 pessoas em Malanje.

Domingos Eduardo destacou a relevância da enfermagem investigativa para que a província possa ser referência neste segmento e no combate às grandes endemias.

Reiterou que a sociedade continua a cobrar dos profissionais de enfermagem uma postura exemplar, fundada no humanismo, ética, valores morais e profissionalismo, para se reduzir ao máximo perdas de vidas humanas nas unidades sanitárias, notando que a falta de tais princípios leva ao descrédito dos serviços de saúde.

Admitiu que o Executivo está ciente das dificuldades que a classe e o sistema de saúde enfrentam, pelo que tem estado a desenvolver acções que visam a melhoria das condições sociais e de trabalho, com a construção, reabilitação e apetrechamento de unidades sanitárias em todo o país, através do PIIM (Plano Integrado de Intervenção nos municípios).

Para além disso, apontou a aposta na criação de mais instituições de ensino médio e superior de enfermagem para proporcionar aos cidadãos um serviço de saúde de qualidade.

Na ocasião, a presidente em exercício do conselho provincial da ORDENFA em Malanje, Teresinha Gomes Agostinho, salientou o contínuo engajamento do órgão para disciplinar, fiscalizar e regular o exercício da enfermagem, apelando para a unidade da classe, em prol da prestação de um serviço excelente aos cidadãos.

A ORDENFA controla, em Malanje, dois mil e 236 membros, sendo 286 enfermeiros, mil 935 técnicos de enfermagem e 15 auxiliares de enfermagem.

Criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros, o Dia Internacional do Enfermeiro visa homenagear Florence Nightingale, considerada fundadora da enfermagem moderna e é comemorado anualmente desde 1965, mas foi apenas oficializada em 1974.

Fonte: ANGOP