Sociedade
06 Maio de 2021 | 15h57

Governadora do Huambo quer nova imagem para os municípios

A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, apelou hoje aos novos administradores a empenharem-se mais na execução das políticas públicas, para a satisfação das necessidades da população e melhoria da imagem dos municípios.

A governadora fez este apelo após conferir posse a três administradores municiais, um director de gabinete provincial, três administradores municipais adjuntos, dois chefes de departamentos e a um administrador comunal, recentemente nomeados.

A governante disse que os administradores devem, também, trabalhar com todos e para todos, indo ao encontro dos cidadãos, para melhor resolver os seus problemas e, ao mesmo tempo, melhorarem a performance económico-social dos municípios.

"Estão a tomar posse num momento de grandes desafios, daí a necessidade do espírito de inter-ajuda e sentido de missão na resolução dos grandes problemas da população, sobretudo com a execução dos programas de combate à pobreza e Integrado de Intervenção nos Municípios – PIIM”, rematou a governadora.

Lotti Nolika enfatizou que a gestão do erário deve, necessariamente, repercutir na melhoria da qualidade de vida da população.

Foram empossados Rubén Isaías Etome (administrador do município da Caála), Wilni Fernanda Inácio Ekuikui (administrador do município da Chicala-Cholohanga), Pedro Isaac (administrador do município do Chinjenje), Arildo Darci Almeida Morguier (director do Gabinete do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários).

Também tomaram posse Marta Mendes (administradora adjunta para áreas Social e das Comunidades do município do Huambo), Tomás de Jesus Guerreiro Chiquengue (administrador adjunto para os serviços Técnicos, Infra-estruturas e Serviços Comunitários do município da Caála), Joel Candielo Chimbalanha (administrador adjunto para área Social, Política e das Comunidades do município da Chicala-Cholohanga.

Entre os empossados, consta ainda Sabino Colino Ramires Adão (director do Centro Médico de Reabilitação Física "Princesa Diana”), Cristino André da Silva Machado (chefe do departamento de Património e Logística da secretaria-geral do Governo do Huambo), Carla Nassoma da Silva Júlio (chefe do departamento dos Serviços Comunitários) e Emiliano Chingalule António (administrador da comuna do Sambo).

Com uma área de 35 mil e 771 quilómetros quadrados, que perfazem 11 municípios, 37 comunas e 3.387 aldeias, vivem no Huambo, Planalto Central de Angola, dois milhões e 519 mil e 309 habitantes que, na sua maioria, se dedicam à agricultura.   

Tomada de posse dos novos membros do Governo do Huambo © Fotografia por: Aurélio Janeiro

Fonte: ANGOP