COVID-19
28 Abril de 2021 | 09h33

Covid-19: Rouquidão e outras quatro mudanças que podem afetar a voz

Eis o que deve saber sobre o impacto do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, nas cordas vocais.

De acordo com os dados fornecidos pela aplicação COVID Symptom, cada vez mais pessoas relatam experienciar mudanças na voz como consequência do coronavírus SARS-CoV-2, informa um artigo publicado no jornal Times of India.

Dados de milhões de utilizadores da app revelam ainda que a rouquidão pode ser um sintoma da Covid-19. 

Os investigadores por detrás da aplicação apontam que uma voz rouca é um sintoma invulgar da doença pandémica, mas que não pode ser ignorado. Visto que inúmeros profissionais de saúde no Reino Unido relataram igualmente sofrerem de rouquidão após terem sido infetados pelo novo coronavírus.

E embora uma voz rouca seja uma mudança primária na fala, esta pode variar de pessoa para pessoa. Alguns podem notar que a sua voz se tornou mais áspera, mais profunda, menos audível ou subitamente ter um timbre diferente de voz, indica o estudo.

Segundo os investigadores: "sabemos que o vírus da Covid-19 afeta os tecidos no nosso sistema respiratório dos quais a caixa de voz (laringe) faz parte".

"Tal explica porque algumas pessoas têm uma voz rouca durante a infeção", acrescentaram.

"Embora não seja um preditor particularmente forte da Covid-19, se tem uma voz rouca inexplicável, acreditamos que deve fazer um teste apenas para ter a certeza".

Fonte: NM