COVID-19
28 Abril de 2021 | 08h17

O que fazer com auto-testes à Covid-19 usados? Autoridades explicam

A Agência Portuguesa do Ambiente, em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o INFARMED, elaborou um guia para a gestão de resíduos que resultam da utilização dos testes rápidos à Covid-19. O objetivo das autoridades passa pela proteção da saúde pública e dos trabalhadores que recolhem e tratam resíduos.

Considerando as indicações dos fabricantes e as recomendações sugeridas noutros países, as autoridades aconselham que os testes com resultado negativo sejam colocados no saco plástico que integra o kit (ou num qualquer saco plástico) e depositados no contentor dos resíduos indiferenciados.

Já os testes com resultado positivo, "devem ser colocados em duplo saco – no caso do kit conter saco plástico, os resíduos deverão ser colocados nesse saco e, posteriormente, colocado dentro de um saco plástico de lixo resistente – e depositado no contentor de resíduos indiferenciados". 

As autoridades alertam ainda que, "em nenhuma das situações, os resíduos em causa devem ser depositados no ecoponto ou contentor de recolha selectiva". 

Fonte: NM