Sociedade
25 Abril de 2021 | 10h00

Mais de 27 mil mangais são plantados em Luanda

Ao todo, 27.030 mangais foram, ontem, plantados em Luanda, no quadro da iniciativa do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, para repovoar um milhão da espécie até ao final do ano.

No acto, que decorreu, ontem, na Praia do Tapo, no bairro Ramiros, arredores de Luanda, participaram cerca de 600 pessoas, com o objectivo de proteger a orla marítima, com a plantação de mangais. A preservação das espécies vegetais e animais, bem como das comunidades que têm a orla costeira como fonte de subsistência, é outro objectivo do projecto.

Segundo o assessor económico e social do Vice-Presidente da República, Marcelino Martins, a campanha é um desafio feito por Bornito de Sousa durante uma reunião entre a União Africana (UA) e organizações ambientais.

Marcelino Martins adiantou que o Governo pretende estender o projecto às províncias de Benguela, Cuanza-Norte,Cuanza-Sul, Bengo e Zaire. A iniciativa conta com a participação activa das Embaixadas britânica, americana e sueca, bem como da Organização Não-Governamental angolana Otchiva, Mónica Martins, membro fundadora da Otchiva, que tem como finalidade a protecção de mangais, acrescentou que a campanha tem como base a reflorestação de mangais, dando apoio ao desafio do Vice-Presidente da República à comunidade internacional de o país plantar um milhão de mangais até Dezembro deste ano.

Mónica Martins referiu que a campanha de ontem também foi alusiva ao Dia da Terra, assinalado a 22 deste mês. Realçou que os mangais desempenham um papel importante na preservação das espécies marinhas e evitam erosões, tsunami e calemas, além de serem a protecção de viveiros de algumas espécies de peixes, caranguejos e outros moluscos.

Fonte: JA