COVID-19
09 Abril de 2021 | 09h18

Chitato começa hoje a vacinar à Covid-19

Mais de 11 mil pessoas serão imunizadas à Covid-19 na Lunda-Norte, com início, hoje, da campanha de vacinação contra a pandemia no município do Chitato, anunciou, ontem, a directora em exercício do Gabinete Provincial da Saúde.

Filomena Simão, que falava à imprensa sobre o início da campanha, disse que o Ministério da Saúde disponibilizou 11540 doses da vacina da AstraZeneca para imunizar profissionais de saúde, idosos, professores e efectivos das Forças de Defesa e Segurança. Para o efeito, foi criado um posto de vacinação no Magistério Primário  11 de Novembro, localizado no distrito urbano do Chitato. "A campanha é assegurada por 20 técnicos e será realizada num período de dez dias”,  disse, acrescentando que, além destes, a campanha vai contar com o apoio de cinco técnicos do Programa Alargado de Vacinação (PAV).

Os vacinadores, segundo Filomena Simão, beneficiaram de uma acção formativa.A propósito do Dia Mundial da Saúde, assinalado  quarta-feira, Filomena Simão lembrou que a Lunda-Norte é das províncias fronteiriças que mereceu uma atenção especial do Executivo, com a criação de condições para a prevenção e combate à Covid-19. Entre as condições criadas, destacou a montagem de um Hospital de Campanha para o tratamento de casos positivos de Covid-19, com capacidade de 200 camas, e do Laboratório Regional de Biologia Molecular, que atende também as províncias da Lunda-Sul e Moxico. 
Lunda-Sul
A província da Lunda-Sul recebeu, ontem, um lote de mais de nove mil doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, para o início da imunização, dentro de dois dias, dos técnicos de saúde, professores do ensino primário, membros do governo e órgãos de defesa e segurança. Segundo o director do Gabinete Provincial da Saúde, Viegas de Almeida, 150 técnicos foram formados sobre técnicas de manuseio da vacina. Acrescentou que o registo de cidadãos com doenças associadas e com mais de 60 anos será feito no acto da vacinação em locais a serem criados. Precisou que a situação epidemiológica na província está controlada, com apenas um caso activo, 426 recuperados e três mortes, e apelou ao cumprimento das medidas de prevenção contra a pandemia.

Fonte: JA