COVID-19
06 Abril de 2021 | 07h36

COVID-19: Angola detecta 64 casos da nova variante

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou, na segunda-feira, que Angola conta com 64 casos da nova variante.

Em conferência de imprensa de actualização de dados, a ministra afirmou que a maior parte dos pacientes que testaram positivo não têm registo de viagem ou contacto com viajantes.

Conforme a governante, as amostras foram colhidas em pacientes que dirigiram-se aos hospitais sentinela, incluindo o Hospital Pediátrico David Bernardino.

Sílvia Lutucuta recordou ainda que a  5 de Março foram apresentados os primeiros testes feitos pelo Instituto Nacional de Investigação em Saúde, em colaboração com o laboratório KRISP, e detectou-se 17 casos das novas variantes, sendo sete sul africana, cinco inglesa, uma nigeriana e três novas variantes em jogadores tanzanianos, todos diagnosticados logo após o desembarque no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.

A governante tranquilizou a população e apelou ao cumprimento das medidas de protecção individual e colectiva, para evitar uma segunda vaga da Covid-19 em Angola.

Sílvia Lutucuta exortou à população ao cumprimento das medidas básicas de protecção (lavagem regular das mãos, saída desnecessária às ruas, uso correcto da máscara  e evitar locais com aglomeração).