Curiosidades
01 Abril de 2021 | 07h23

Quinta-feira Santa é feriado ou não? Entenda a confusão

Muitas pessoas acreditam que a quinta e a sexta que antecedem o Domingo de Páscoa formam mais um feriado prolongado, mas isso não é verdade!

Os cristãos ao redor do mundo celebram a data relembrando os eventos que levaram à morte de Jesus por crucificação e, de acordo com sua fé, sua Ressurreição.

A Semana Santa celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e tem 5 dias de significado especial para os cristãos: Domingo de Ramos, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Páscoa.

É comum ouvir reclamações de pessoas que saíram de casa para resolver assuntos burocráticos na Quinta-feira Santa e encontraram as repartições públicas fechadas. Daí a dúvida: é ou não é feriado?

Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram a Última Ceia de Jesus Cristo, a última refeição que Ele teve com seus discípulos, e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia.

Antes da Última Ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos e, durante a refeição, Ele se ofereceu como o sacrifício da Páscoa, se despediu de seus seguidores e profetizou que um deles o trairia e o entregaria aos soldados romanos.

É neste dia que tem início o Tríduo Pascoal, quando é celebrada a Missa da Ceia do Senhor. Jesus mandou celebrar o rito da Ceia do Senhor, em sua memória, quando Ele ofereceu aos fiéis o sacrifício pascal.

Após a Última Ceia, os discípulos foram com Jesus ao Monte das Oliveiras, onde ele seria traído por Judas.

Neste dia, as igrejas católicas não tocam seus sinos, deixando-os em silêncio até a Páscoa. O lugar dos sinos é ocupado por chocalhos e outros ruídos que chamam os fiéis ao serviço.

Rituais litúrgicos da Quinta-feira Santa

Lava-pés

O Lava-pés é uma cerimônia religiosa realizada durante a celebração da Quinta-feira Santa para recordar a Última Ceia do Senhor. Como gesto de humildade e para demonstrar seu amor a cada um, Jesus lavou os pés dos discípulos e instituiu a Eucaristia.

A Bênção dos Santos Óleos é uma cerimônia litúrgica na qual são bentos os óleos usados nas paróquias durante o ano todo: o do Crisma, dos Enfermos e dos Catecúmenos. Bispos e sacerdotes de toda a diocese participam da cerimônia como uma forma de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.
 
Na Quinta-feira Santa a Santa Missa da Ceia do Senhor é celebrada à tarde ou à noite . Com isso, dá-se início ao Tríduo Pascal que faz memória da Última Ceia, quando, na noite em que foi traído, Jesus ofereceu ao Pai Seu corpo e sangue em forma de pão e vinho, entregando-os aos apóstolos para que eles tomassem e oferecessem aos seus sucessores.

Nesta noite os fiéis permanecem na presença da Eucaristia, tal como os discípulos permaneceram em vigília com Cristo durante a sua agonia no Monte das Oliveiras antes da traição de Judas.



Fonte: TPA Multimédia