Cultura
16 Fevereiro de 2021 | 15h29

Carnaval live 2021: Folia a partir do sofá de casa

A pandemia de Covid-19 afectou várias comemorações culturais ao nível mundial, e o Carnaval não foi excepção, aquela que é considerada a grande manifestação cultural em todo mundo fica assim restringida a lives. Sem público, sem grandes emoções e afetos, sem as habituais enchentes de rua a desfilarem as mais variadas mascaras ou fantasias.

Muitos países suspenderam as principais festas e desfiles  para evitar  o aumento do número de  novas infecções pelo novo coronavírus em meio às aglomerações de carnaval.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1401334&o=node

 

No Brasil,  país conhecido pelos grandes desfiles, o Carnaval de 2021 foi adiado ou cancelado na maior parte dos Estados. Para não deixar o dia passar em branco, o carnaval virtual foi a opção, muitos artistas decidiram se mobilizaram para o efeito, destaque no CNN Brasil.

 

Em Portugal, foram igualmente cancelados os tradicionais desfiles e festejos de rua, os cortejos carnavalescos passam para as plataformas digitais, com transmissões, bailes, memórias e muito samba, conforme noticiou o Notícias em um minuto.

 

A par de outros países, Angola também dança o Carnaval de forma virtual, a transmissão acontece no espaço do Centro de Produção da TPA, da Camama, com a ausência do detentor do título, o União Mundo da Ilha.

Cada grupo, segundo a organização, terá 15 minutos ao contrário dos 25 minutos em edições anteriores.

Para além do União Mundo da Ilha, estará, igualmente ausente, o União Recreativo Kilamba, do distrito urbano do Rangel, em Luanda.

O que se espera é manter a tradicional festa mesmo a partir de um formato diferente, de casa, portanto.  

Autor: Esperança Gaspar