COVID-19
02 Fevereiro de 2021 | 09h33

BNA realiza inquéritos sobre o impacto da Covid-19 nas Pequenas e Média empresas

O Banco Nacional de Angola (BNA) desenvolve, em simultâneo, dois inquéritos para recolher contribuições de parceiros sobre as expectativas deste mês com a inflação e um outro destinado exclusivamente às Pequenas e Médias Empresas (PME).

De acrdo com uma nota publicada no seu site, o inquérito às empresas que tem realizado já há sete meses, visa obter informações sobre o impacto da pandemia da Covid-19, na actividade produtiva e comercial das empresas, com vista a auxiliar a tomada de medidas.

Para o efeito, segundo indica uma nota, o Banco Central convida "todas as empresas” agrupadas nos diferentes sectores de actividade económica (agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca, indústrias extractivas, indústrias transformadoras, construção, comércio a grosso e a retalho, transportes e armazenagem, alojamento e restauração, actividades de informação e de comunicação, actividades imobiliárias, entre outros), para participarem no inquérito que poderá ser acedido através da Internet. 

O inquérito deve ser submetido ao BNA até ao dia 15 de Fevereiro, reportando dados do mês de Janeiro de 2021.O mesmo, manter-se-á disponível enquanto durar a pandemia da Covid-19, e será feito nas 18 províncias. De referir que são consideradas micro empresas, aquelas que empregam até 10 trabalhadores e tenham uma facturação bruta anual não superior em kwanzas ao equivalente a 250 mil dólares.

 As pequenas, são aquelas que empregam de 10 até 100 trabalhadores e uma facturação anual superior ao equivalente a 250 mil dólares e igual ou inferior a 3 milhões. Já as médias empregam até 200 trabalhadores e facturam acima de 3 milhões.

Fonte: JA