Desporto
22 Maio de 2023 | 14h52

Basquetebol: Troféu do mundial exposto ao público

O troféu do Campeonato do Mundo de Basquetebol da Ásia está desde as primeiras horas de hoje, segunda-feira, à disposição do público no Centro Comercial ''Bela Shoping'', no município de Talatona, em Luanda, para uma sessão fotográfica.

Patente das nove  às 16 horas, o troféu será entregue na décima nona edição do Campeonato do Mundo de Basquetebol, a ser disputado de 25 de Agosto a 10 de Setembro, nas Filipinas, Japão e Indonésia, na qual Angola fará parte.

O troféu, que passará em 32 países, estará em Angola até quarta-feira (24).

De acordo com Secretário Geral da Federação Angolanade Basquetebol (FAB) e director de Competições, Toni Sofrimento, em declarações à ANGOP, a instituição tem agendado vários momentos de exibição do Naismith Trophy, em Luanda, com vista a proporcionar aos amantes da modalidade uma oportunidade única de apreciarem de perto essa icónica peça.

Explicou que se destacam outras actividades, como a apresentação aos membros da sociedade civil e distintas personalidades num evento social a realizar-se num dos hotéis da cidade capital.

O troféu será fotografado na Fortaleza, Marginal, Museu da Escravatura e Palácio de Ferro. 

A participação de Angola em oito edições do Campeonato Mundial de Basquetebol da FIBA será destacada durante os eventos, mostrando o orgulho e a história do país no cenário internacional.

O NaismithTrophy é uma homenagem ao Dr. James Naismith, o inventor do basquetebol.

Desde1965, a FIBA decidiu nomear o troféu em sua honra e a versão actual, criada em1998, possui o seu nome gravado em escrita latina, árabe, caracteres chineses e hieróglifos egípcios, simbolizando a influência internacional da modalidade.

A nova versão do troféu tem aproximadamente 60 centímetros de altura, sendo 13 centímetros mais alta que a anterior. É feita quase inteiramente de ouro e apresenta os nomes dos campeões anteriores da Copa do Mundo gravados na base.

O nome original da FIBA (Federation Internationale de Basketball Amateur) está gravado no aro do troféu, destacando sua importância histórica.

O troféu já passou por oito países, nomeadamente Filipinas, Austrália, China, Nova Zelândia, Irão,Jordânia, Líbano, Cabo Verde e Egipto.GIZ/MAG/FN

Taça do Campeonato do Mundo de Basquetebol © Fotografia por: Cedida

Fonte: Angop