Sociedade
30 Janeiro de 2023 | 16h40

Angola assume presidência africana na UNESCO

Angola assumiu, hoje (segunda-feira), a presidência anual africana na Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) durante uma reunião na sede da organização em Paris (França), com a participação de mais de 40 países africanos.

Segundo a representação de Angola junto da organização, que cita a embaixadora Ana Maria de Oliveira, o país foi eleito por unanimidade pelo seu subgrupo regional o ano passado (2022), num acto em que esteve representado por si e em Janeiro (precisamente hoje) acontece a passagem de pastas pela antecessoara do Senegal.

África está subdividida em cinco grupos regionais e a presidência é rotativa pelos respectivos cinco grupos . Cada grupo, aquando do seu turno, indica o presidente eleito no seio do sugrupo regional.

Este ano calhou ao grupo da África Central, da qual Angola é parte e o subgrupo África elegeu o país para presidente do grupo África, pelo que a Namíbia ocupou o mesmo cargo em 2021.

O papel da Presidência de África, ocupado pelo Gabão,  assenta no seguinte: Coordenar com os outros presidentes das sub-regiões sobre os vários assuntos ligados a Educação, Ciência e Cultura, trabalhar com presidentes regionaias de África sobre os grandes eventos do continente, assim como de outros continentes sobre acordos de cooperação.

No acto de hoje, foram entregues diplomas de reconhecimento pelo trablho desenvovido por alguns países.

Angola assume presidência sub regional da Unesco © Fotografia por: Cedida

Fonte: Angop