Educação
22 Maio de 2023 | 16h53

Responsável reitera implementação da educação ambiental nas escolas

A directora do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Jacinta Peres, reiterou hoje, segunda-feira, a implementação da educação ambiental nas instituições escolares, visando preparar os alunos para a preservação da biodiversidade.

Fez saber que a educação ambiental no currículo escolar, pode se constituir num instrumento de consciencialização capaz de contribuir no desenvolvimento sustentável e preservação do ambiente.

Falando à ANGOP, por ocasião do dia internacional da biodiversidade, que hoje se assinala, a responsável referiu que a educação ambiental aumenta os laços afectivos com a natureza e incentiva a produção de energias limpas, daí a necessidade da sua abordagem nas escolas.

Precisou que a direcção que dirige leva a cabo vários projectos de preservação do meio, com destaque para as olimpíadas ambientais, que visam incutir no seio dos estudantes o espírito ambientalista saudável e sadio, fazendo jus ao artigo 39º da Constituição da República, segundo o qual, todos os cidadãos têm direitos de viver num ambiente salutar e não poluído.

Por outro lado, a directora referiu que maior parte dos problemas ambientais vividos nos dias actuais, estão directamente relacionados ao estilo de vida moderna, marcada essencialmente pelo consumo exagerado e práticas nocivas.

Considerou que a biodiversidade representa uma importância ambiental, económica, social e cultural considerável para o desenvolvimento integral do país, razão pela qual urge a sua conservação e preservação.

Defendeu por outro lado, a necessidade de mais divulgação por parte dos organismos afins, do dia internacional da biodiversidade e da importância da data, para a consciencialização e manutenção do equilíbrio de todos os ecossistemas do planeta.

O dia internacional da Biodiversidade, 22 de Maio, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para consciencializar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vidas do planeta. RM/NC/PBC

Jacinta Peres, directora do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários © Fotografia por: Aurélio Cua-ANGOP

Fonte: Angop