Internacional
31 Janeiro de 2023 | 14h56

Rei Carlos III pede a arcebispo que consiga acordo para Harry estar presente na sua coroação

A coroação está marcada para 6 de maio. O maior obstáculo será a resistência de William, depois de Harry ter publicado o livro “Spare”, com revelações inéditas sobre a família real

O rei Carlos III terá pedido ao arcebispo de Canterbury para intermediar um acordo com o príncipe Harry de forma a que o filho compareça à sua coroação, em maio. De acordo com o jornal "Daily Mail”, o monarca britânico consultou Justin Welby para que o arcebispo consiga fazer o filho mais velho do rei, William, superar a resistência em relação à presença do irmão.

A cerimónia da coroação será integrada num fim de semana de festividades, que inclui uma procissão a partir do Palácio de Buckingham, um dia de voluntariado dedicado à "nação” e um concerto no Castelo de Windsor. Foram fontes próximas ao Palácio de Lambeth que adiantaram que o rei Carlos III quer que os duques de Sussex compareçam à cerimónia, marcada para 6 de maio na Abadia de Westminster.

Depois de Harry ter lançado o livro "Spare”, com histórias reveladoras acerca da monarquia e da relação entre o duque e outros familiares, a imprensa britânica tem especulado quanto à comparência do filho mais novo do rei na coroação. Na obra, Harry acusa William de o atacar e afirma que a família real terá sido responsável pela publicação de conteúdos negativos sobre Meghan. Restam agora dúvidas não só sobre se Harry e Meghan estarão presentes, mas também sobre em que condições os duques de Sussex participarão no evento.