Política
02 Junho de 2023 | 14h18

RDC e Sudão dominam nova Cimeira em Luanda

Uma nova Cimeira Extraordinária sobre a Situação de Segurança na Região dos Grandes Lagos tem lugar este sábado dia 03, em Luanda, com foco nos últimos desenvolvimentos no Sudão e na República Democrática do Congo

O encontro poderá debruçar-se sobre o envio para a RDC de uma força militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para se juntar à Força Regional da Comunidade dos Estados da África Oriental (EACRF), segundo a Presidência congolesa.

Os preparativos da Conferência de Chefes de Estado e de Governo foram concluídos numa reunião que juntou, esta semana, também em Luanda, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e embaixadores de alguns países da região acreditados na capital angolana.

Para além da RDC e do Sudão, países como a Zâmbia, o Congo, o Rwanda, o Quénia, o Uganda e a Tanzânia estiveram representados no encontro, que antecedeu um outro entre Téte António e o enviado especial do secretário-geral da ONU para os Grandes Lagos, Huang Xia.

A cimeira deste sábado vai congregar Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e da Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC).

Representantes da Comissão da União Africana (UA) e do Secretariado das Nações Unidas são igualmente esperados no encontro, inicialmente programando para 15 de Maio último, antes de ser adiado "sine die”.

O objectivo é fazer o balanço dos esforços diplomáticos até agora consentidos para se pôr fim aos conflitos em curso no Sudão e no leste da RDC, que provocam graves crises humanitárias nos dois países dos Grandes Lagos.

Além de um elevado número de vítimas mortais, mais de um milhão de pessoas foram deslocadas pelos dois principais conflitos do continente africano da actualidade, com milhares de refugiados nos países limítrofes.

Fonte: Angop