Política
10 Julho de 2024 | 09h12

Presidente João Lourenço avalia situação sócio-económica do Bié

O Presidente da República desloca-se, hoje, à província do Bié, para uma visita de trabalho de dois dias, que terá, como ponto alto, o testemunho, de forma simbólica, do início da colheita de trigo na presente temporada.

De acordo com o secretário do Presidente da República para a Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, no primeiro dia da visita, João Lourenço vai dirigir a habitual reunião com o Governo da província, para uma avaliação global do estado do território, com destaque para todos os projectos que contribuem para o desenvolvimento desta província do Centro do país, sejam no âmbito do PIIM, sejam iniciativas de qualquer outra natureza, mas que se reflectem na vida das populações.

"Vai ser mais um capítulo de formato presidência aberta, uma maneira de atacar desafios e constrangimentos, de forma directa, ali onde eles se apresentam, para tornar o exercício da governação mais ágil e mais funcional”, destacou Luís Fernando, reforçando que, no segundo e último dia da visita (amanhã), o Presidente da República vai tomar contacto com a produção agrícola, em larga escala, visitando uma grande exploração de trigo e, simbolicamente, testemunhar o início da colheita do cereal na presente temporada.

"Vários outros momentos ligados à produção que se desenvolve com iniciativas vigorosas dos cidadãos e empresas naquela parte do país vão, também, ser alvo da atenção do Presidente da República, que regressa à capital do país neste mesmo dia”, ressaltou Luís Fernando, na comunicação sobre a deslocação do Presidente João Lourenço ao Bié. A cidade do Cuito regista, desde segunda-feira, um ambiente de muita euforia.

Os cidadãos não escondem a satisfação que sentem pelo facto de o Presidente da República regressar à sua província. Em muitos lugares da cidade, é possível vislumbrar cartazes com palavras de boas-vindas ao Presidente João Lourenço.

A província do Bié é uma das que mais visita do Presidente da República recebe. O Chefe de Estado esteve nesta província, em mais de uma ocasião, sendo a primeira, em 2020, para proceder à inauguração do Hospital Provincial "Walter Strangway” e, em2021, o Campus Universitário da Universidade Internacional do Cuanza, ocasião durante a qual procedeu, igualmente, à abertura do ano académico do subsistema do ensino superior em Angola.

Fonte: JA