Política
02 Fevereiro de 2023 | 15h54

Presidente angolano recebe mensagem do homólogo queniano

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu, nesta quarta-feira, uma mensagem do homólogo do Quénia, William Ruto, sobre o reforço das relações de cooperação entre os dois países e a integração regional.

A missiva foi entregue, em Luanda, pelo ministro da Indústria e Comércio do Quénia, Moses Kuria, que foi recebido pelo Presidente João Lourenço,  na qualidade de enviado especial. 

Em declarações à imprensa, no final do encontro, Moses Kuria, informou que a ocasião serviu para abordar questões ligadas à cooperação bilateral nos domínios do comércio, processamento de recursos minerais e agricultura. 

No capítulo político e diplomático, o governante queniano disse que foram analisados aspectos relacionados com a situação vigente no Leste da República Democrática do Congo (RDC). 

Sobre o assunto, Moses Kuria afirmou  que o Governo queniano está  empenhado no processo de estabilização política para paz da RDC. 

"Estamos envolvidos neste processo e achamos que Angola tem que continuar nas negociações de paz. Por isso, viemos beber a experiência do vosso país sobre o assunto", exprimiu. 

Cooperação Angola e Quénia 

Angola e Quénia têm interesse comum nas áreas do comércio, investimento, petróleo e gás, minerais, ensino superior, ciência, tecnologia e inovação, pescas, aquicultura, economia azul. 

No quadro bilateral, têm um memorando de entendimento para cooperação em matérias de género e empoderamento da mulher e outro em matérias de administração e justiça. 

Angolanos e quenianos mantêm relações de amizade desde 1961, período anterior à independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975. 

As relações entre os dois países conheceram o ponto mais alto em 2012 com a assinatura de quatro instrumentos jurídicos. 

Trata-se do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, bem como do Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas. 

Completam a lista o Acordo sobre a Criação da Comissão Bilateral e o Acordo para Operação de Serviços Aéreos, no domínio dos transportes.

Presidente João Lourenço (à dir.) recebe enviado especial do Quénia © Fotografia por: Pedro Parente (Angop)

Fonte: Angop