Política
16 Janeiro de 2021 | 11h19

Presidente angolano recebe mensagem do homólogo da RCA

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu esta sexta-feira, em Luanda, uma mensagem do seu homólogo da República Centro Africana (RCA), Faustin Archange Touadéra, cujo teor não foi divulgado à imprensa.

A ministra da Defesa e da Reconstrução do Exército da RCA, Marie Noelle Koyara, foi a portadora da missiva, na qualidade de enviada especial, que com este propósito foi recebida, em audiência, pelo Estadista angolano, João Lourenço.
O Chefe de Estado angolano é, actualmente, o Presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Em declarações à imprensa, Marie Koyara considerou calma a situação política e militar no seu país, sublinhado que o Governo da RCA está decidido a contrapor as acções dos grupos armados, na cidade de Bangui, capital daquele país.

A situação política e de segurança na RCA, país membro da CIRGL, deteriorou-se após as eleições presidenciais de Dezembro último, o que está provocar à fuga de vários cidadãos centro-africanos para os países vizinhos: Tchad, Camarões, Congo e República Democrática do Congo.

A cidade de Bangui tem sido palco de ataques, perpetrados por grupos armados que contestam os resultados das presidenciais.

A comunidade internacional considera "livres e justas” as eleições presidenciais,  de 27 de Dezembro último. O actual Presidente, Faustin Archange Touadera, reeleito na primeira volta, obteve 53,92 por cento dos votos.  

Fonte: Angop