Internacional
30 Janeiro de 2023 | 10h48

Oito mortos e três feridos em ataque em aniversário na África do Sul

Oito pessoas morreram e três ficaram feridas quando homens armados abriram fogo contra um grupo de pessoas numa festa de aniversário, no domingo, num município da África do Sul, disse esta segunda-feira a polícia.

"O dono da casa estava a comemorar o aniversário quando dois desconhecidos, armados, entraram", na noite de domingo, numa habitação na cidade portuária de Gqeberha, no sul do país, anteriormente conhecida como Port Elizabeth, de acordo com um comunicado.


Os atacantes "dispararam aleatoriamente contra os convidados", disse a polícia, acrescentando que "oito pessoas morreram enquanto três ainda lutam pela vida no hospital".


As vítimas mortais incluem o aniversariante e uma pessoa que sucumbiu aos ferimentos, depois de ter sido transportada para o hospital, acrescentou a mesma fonte.


A porta-voz da polícia da província de Cabo Oriental, Priscilla Naidu, disse ter sido iniciada uma perseguição aos suspeitos, bem como uma investigação sobre as circunstâncias do ataque.


"Não foi efectuada nenhuma detenção até agora e as identidades dos mortos e feridos ainda não foram confirmadas", disse Naidu, citada pelo portal noticioso sul-africano IOL.


A África do Sul, um dos países com uma das mais elevadas taxas de homicídio do mundo, alimentada pelo consumo excessivo de álcool e pela violência de grupos criminosos organizados, regista regularmente tiroteios.


O país sofreu uma série de tiroteios em 2022, nos quais morreram 22 pessoas em várias tabernas no Soweto, nos subúrbios de Joanesburgo, e na cidade de Pietermaritzburg, capital da província de KwaZulu-Natal, no sudeste.