Sociedade
02 Fevereiro de 2023 | 14h51

Mais de 14 mil ex-militares inseridos na vida produtiva activa no país

Catorze mil e 321 ex-militares foram reintegrados à vida produtiva durante o quinquénio 2018/2022, que actualmente assiste 80 mil 537 protegidos no país, afirmou, esta quinta-feira, o director-geral do Instituto de Reintegração Sócio- profissional dos Ex-Militares (IRSEM), Jorge Ngunji.

Desta cifra, 444 são da província da Lunda Sul, que tem como meta reintegrar três mil 883 ex-militares, e no processo de recadastramento tem apenas por reintegrar 64, todos do município de Saurimo.

Falando no final de uma visita de trabalho de 48 horas, a cidade de Saurimo, no âmbito do programa de ajuda e controlo, que visa dar o cumprimento das metas para o quinquénio 2018-2022, disse que esta acção amplia os objectivos do IRSEM, destinados a assistência alimentar, formação profissional e garantia de empregabilidade aos ex-militares.

De acordo com o director, no ano de 2020 a 2021 procedeu-se a uma reactualização para atingir as metas preconizadas, uma espécie de prova de vida do grupo alvo, onde foi possível reintegrar mil 431 ex-militares a nível do país.

Referiu que o cadastramento já está feito e após a reintegração, os ex-militares receberão orientação profissional, de modos a que venham beneficiar de projectos virados à agricultura, serralharia, carpintaria, electricidade, alfaiataria, entre outros.

Para integração, segundo o responsável, é necessário que os visados façam o seu registo nas administrações municipais, pois alguns até ao momento ficaram fora dos programas, porque não fizeram a actualização.

Jorge Ngunji informou que o IRSEM vai continuar a envidar esforços, em colaboração com as administrações municipais, no sentido de se realizar mais inquéritos, para se localizar outros ex-militares que se encontram em situação vulnerável, a fim de serem reintegrados na vida económica activa.

Durante a sua visita à província da Lunda Sul, Jorge Ngunji, visitou três cooperativas agrícolas e uma serralharia de ex-militares, bem como manteve encontro com funcionários do IRSEM local.

Director geral do instituto de reintegração social dos ex-militares na Lunda Sul, Jorge Ngunji © Fotografia por: Quintas Benjamim (Angop)

Fonte: Angop