Ensino
12 Janeiro de 2023 | 16h39

ISUPE coloca 390 novos licenciados no mercado de trabalho

Trezentos e 90 novos licenciados pelo Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias (ISUPE – Ekuikui II) estão desde hoje, quinta-feira, à disposição do mercado de trabalho, com a recepção dos diplomas de fim do curso.

Trata-se de graduados nas especialidades de Análises Clínicas (59), Ciências da Educação (68), da Comunicação (29), da Informáticas e Administração (um), Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria (22), Direito (51), Educação Física e Desporto (06), Enfermagem Geral (69), Engenharia Informática (36), Economia e Gestão (14), Engenharia Civil (11) e Psicologia (24),

Na ocasião, a directora-geral do ISUPE-Ekuikui II, Cândida Domingos, disse tratar-se de uma cerimónia de grande importância para o país e à instituição, em particular, por marcar a conclusão de um ciclo formativo e o início de uma nova fase na vida académica e profissional.

Segundo a responsável, a formação de profissionais qualificados em diversas áreas do saber, constam entre os objectivos do ISUPE-Ekuikui II, tendo em conta o desenvolvimento sustentável necessário.


Pediu maior dedicação aos recém-licenciados e a primarem pelas melhores práticas na sociedade, para justificar o tempo da formação obtida, com bastante sacrifício e dedicação, em torno de melhores condições profissionais e sociais.

Por seu turno, o director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues, em representação da governadora local, considerou ser um momento marcante para a vida dos recém-licenciados, que estão agora habilitados para praticar os conhecimentos adquiridos durante o período formativo.

Disse que o Governo do Huambo agradece o facto do ISUPE-Ekuikui II colocar mais um grupo de licenciados à disposição do mercado de trabalho, na perspectiva de poderem contribuir, com o seu saber académico, nas acções de desenvolvimento do país, com foco na materialização do Plano Nacional de Formação de Quadros do Executivo angolano.

Apelou à persistência e à disciplina para a concretização de outros objectivos preconizados na sociedade, tendo em conta a necessidade de criarem acções concretas, para o bem-estar comum.

Desde a sua entrada em funcionamento, em 2011, o ISUPE já colocou no mercado de trabalho três mil e 15 licenciados.

Lecciona cursos de licenciatura nas áreas de Enfermagem Geral, Ciências da Educação, Análises Clínicas, Direito, Engenharia Informática e Ciências da Comunicação.

Ministra, igualmente, cursos de Psicologia, Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria, Economia e Gestão, Engenharia Civil, Educação Física e Desporto, Ciências Informáticas Administração, Língua Portuguesa e Matemática.

ISUPE coloca 390 novos licenciados no mercado de trabalho © Fotografia por: Zeferino Zinga (Angop)

Fonte: Angop