Ensino
24 Julho de 2023 | 16h44

INAAREES recebe relatórios de auto avaliação

As instituições do ensino superior públicos e privados procederam hoje, segunda-feira a entrega ao Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), os relatórios de auto-avaliação.

O acto ocorreu nas instalações do INAAREES), na centralidade do Kilamba, município de Belas, em Luanda, no âmbito do processo de auto-avaliação dos cursos ministrados nas instituições do ensino superior, cujo processo teve inicio em Fevereiro do ano em curso. 

Na ocasião, o director geral do INAAREES, Jesus Tomé, disse que o processo de auto-avaliação e creditação tem como objectivo constatar o nível de qualidade dos cursos ministrados nas instituições do Ensino Superior existentes no país. 

Com essas acções avaliativas, prosseguiu, pretende-se aferir, com base em referenciais, critérios e indicadores, o nível de qualidade do ensino superior.

 Para  o director do gabinete da reitoria da Universidade Técnica de Angola (UTANGA), Wilton Micolo, o processo de entrega dos relatórios de avaliação é um trabalho sério que, com ajuda das instituições públicas, permitirá melhorar aspectos como as  infra-estruturas, cumprimento de alguns regulamentos e exigências dos cursos ministrados.

 Hermenegildo Pinto, secretário da comissão de auto avaliação da Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPB), considerou o processo  uma mais-valia, porque serviu de introspecção para a própria instituição, onde foram colhidos dados que servem de base de superação das actividades diárias.

 Considerou como aspectos a serem melhorados na ESPB  a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência, os processos de avaliação, de divulgação dos resultados , a base de dados, acesso ao portal, alguns equipamentos da instituição, entre outros.

 A entrega dos relatórios está a ser feita de modo presencial ou digital.

 O país conta com 100 instituições do ensino superior, entre as quais 37 são Públicas. JG/ART

© Fotografia por: Divulgação

Fonte: ANGOP