A escola de campo é uma zona de instrução informal, implementada na comunidade, constituída por camponeses das aldeias, associados em cooperativas, com vista a ajudar na melhoria das técnicas de cultivo e de produção, com a formação e capacitação que recebem.
Segundo o responsável, actualmente a província dispõe de apenas 10 escolas de campo, que aguardam a sua graduação, em função dos requisitos que são obrigados como um jango para facilitar as formações, parcela de terra para aprendizagem, caderno de cotação e área agrícola.
Nelson Senguetali afirmou que as escolas de campo são as melhores vias para instruir os camponeses, porquanto o aprendizado sobre técnicas de produção agrícola tem contribuído na melhoria do plantio.
Referiu que os camponeses na escola aprendem como cultivar, adubar, diversificar as culturas, cumprimento do calendário agrícola, venda dos produtos, gestão dos valores das vendas, assim como questões ligadas à saúde, saneamento básico, alfabetização, entre outras.
A implementação das escolas de campo na Lunda Sul começou em fase experimental em 2021 e das 10 existentes, a nível dos quatro municípios, beneficiaram mais de 300 famílias camponesas, em associações, cooperativas e da comunidade. MG/JW/AC
Fonte: Angop