Sociedade
06 Fevereiro de 2023 | 16h38

Fundação Brilhante investe mais de um bilhão de kwanzas em projectos sociais

A Fundação Brilhante investiu um bilhão 92 milhões 609 mil kwanzas em diversos programas sociais na Lunda Sul, de 2021 a 2022, informou hoje, segunda-feira, o director geral adjunto para a área de Estudos e Projectos, Flávio Fernandes.

Em declarações à ANGOP, o ressponsável disse que o dinheiro foi investidos nos programas de empreendedorismo e educação, com destaque para a Catoca Aluno e Académico, onde se incluiu a licenciatura interna, externa, mestrados e doutoramento, financiados pela Sociedade Mineira de Catoca (SMC), no âmbito da parceria com o Governo Provincial da Lunda Sul.

Explicou que os programas Catoca Aluno e o Académico beneficiaram 1.270 pessoas, enquanto no empreendedorismo 40 jovens receberam crédito de três milhões de kwanzas, cedido pelo Banco Sol, com uma taxa de juros bonificado de 1,5 por cento.

Flávio Fernandes realçou que, dentro deste pacote financiado pela (SMC), falta implementar o programa crédito à mulher rural, que por algumas questões não foi possível executar no ano transacto, mas garantiu que no próximo mês de Março, mil mulheres irão receber 36 mil kwanzas cada.

Foi igualmente patrocinado o projecto "S.O.S – escola”, da iniciativa da Associação Provincial das Lutas Contra às Drogas, que visou sensibilizar jovens e adolescentes para se livrarem do consumo de drogas.

Quanto ao apoio à produção literária, ao longo do período em referência foram patrocinadas a publicação de cinco obras.

Noutra vertente, a Fundação financiou igualmente a construção de uma escola de 12 salas de aulas, que será inaugurada brevemente.  

A Fundação Brilhante tem como objectivo a implementação de projectos estruturantes de âmbito social, nomeadamente nos domínios da saúde, educação, cultura, desporto, construção de infra-estruturas, cidadania, ambiente, entre outros.

Implementada na Lunda Sul em 2021, tem assentes no Sistema Único de Responsabilidade Social (SURS) programas e projectos desenhados para ajudar as populações mais carenciadas.

Lunda Norte: Sede da Fundação Brilhante © Fotografia por: Cedida

Fonte: Angop