Educação
12 Janeiro de 2023 | 16h56

Estudantes do Huambo vencem concurso da Comissão de Mercado de Capitais

Os estudantes finalistas do curso de direito da Universidade José Eduardo dos Santos (UJS), na Província do Huambo, venceram hoje , quinta-feira, a 2ª edição do concurso promovido pela Comissão de Mercado de Capitais (CMC), com uma média de 15 valores.

O grupo vencedor constituído pelos discentes , Stefany Mariano, Mateus Tchissanda, Laurentino Caniço arrebatou o primeiro lugar com apresentação do tema, " A protecção do Investidor Crowdfunding no ordenamento jurídico angolano".

Como prémio recebeu 750.000 kwanzas, um estágio profissional de três meses na CMC, computadores, encontros com a Presidente daquele organismo e visitas às Instalações da BODIVA.

 O segundo lugar coube aos estudantes do Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude ( ISPAJ), com uma valiação de 14.6 valores, apresentando um  trabalho sobre "Os Parceiros Actuantes no Mercado de Valores Mobiliários, Mecanismo para Melhorar a Divulgação de Informação".

O segundo  grupo  foi-lhe atribuído o prémio orçado em 300 mil kwanzas, encontros com a PCA da CMC, visitas à Bodiva e participação num Webinar.

A Universidade Católica de Angola (UCAN), ficou em terceiro lugar com a pontuação de 13 valores, o tema teve uma abordagem sobre o   "Diagnóstico, Intermediação Financeira: Principais Barreiras para o Investimento no Mercado de Capitais", tendo arrecadando o prémio de 150 mil kuanzas, e participação num Webinar.

O concurso CMC e Universidades teve uma abrangência nacional com a participação de onze províncias, nomeadamente: Benguela, Bié, Cuanza Norte e Cuanza Sul, Huambo, Huíla, Luanda, Lunda -Norte, Malange, Namibe e Uíge.

O concurso visa estimular as médias e pequenas empresas, públicas e privadas, a realidade do conhecimento sobre o mercado financeiro  Angolano,  incentivando estudantes a trabalhar em investigações científicas.

A segunda edição do concurso contou com a candidatura de 149 grupos, totalizando 418 estudantes,  provenientes de 14 Universidades e 23 Institutos Superiores.

Na ocasião, a ministra do Ensino Superior, Maria de Rosário Bragança, destacou a importância da actividade para a promoção do conhecimento e crescimento técnico sobre materiais especializadas.

Por sua vez,  a presidente do CMC, Vanessa Simões, reiterou igualmente a relevância do concurso, focado na educação a nível Nacional, eventando a possibilidade de galgarem para outros países, além de promover a empregabilidade dos jovens com estágios.

O concurso que teve a participação de cidadãos nacionais singulares, estudantes finalistas e pré-finalistas universitários foi realizado com vista a dinamização do mercado de capitais; estratégia enquadrada no âmbito das iniciativas de inclusão financeira agendadas pela Comissão.

A 1ª edição do concurso,  2021-2022 contou com avaliação de 24 trabalhos onde as vencedores foram do Instituto Superior Técnico de Tecnologia,  ISPTEC).

Presidente da CMC, Vanessa Simões © Fotografia por: Herlander Massaqui - ANGOP

Fonte: Angop