OUTROS
23 Junho de 2022 | 12h55

Estrada Viana/Cemitério/Calumbo já tem orçamento para sua execução

Três mil milhões de kwanzas é o valor a ser empregue na obra de reabilitação da estrada de 10 kilometros que liga a vila de Viana/Cemitério até a comuna de Calumbo, informou esta quarta-feira, o administrador municipal Demétrio de Sepúlveda.

Em declarações à imprensa, o gestor do município de Viana anunciou que as obras da responsabilidade do Governo da Província de Luanda (GPL), arrancam já nos próximos dias, a julgar pelos níveis dos trabalhos técnicos de avaliação, que estão a ser feitos pelo empreiteiro, assim como outros detalhes relacionados ao projecto.

O administrador fez este pronunciamento no final de um encontro de concertação e avaliação com os empreiteiros e fiscais, envolvidos na execução das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

 " Existe uma comissão que está a trabalhar e o empreiteiro está em fase de  identificação dos pontos onde serão encaminhadas as águas pluviais", disse.

A morosidade que se regista nos trabalhos, segundo o administrador Demétrio de Sepúlveda, está relacionada com os dois pontos próximos do local para o encaminhamento das águas, assim como da existência de casas a beira da estrada, o que requer muitas cautelas para se evitar transtornos com os proprietários.

Não precisou a data da conclusão da obra, reservando-se para que sejam bem-feitos todos detalhes técnicos, incluindo com a de colocação de passeios e iluminação pública.

‘’O orçamento é da responsabilidade do Governo da Província de Luanda, por isso, está tudo acautelado para que os trabalhos sejam executados sem constrangimentos’’ – salientou.

Relativamente as obras de reabilitação da antiga estrada nacional, da Suave e do Kimbango, precisou que todos os detalhes foram executados, desde a adjucação e contratação, aguardando-se apenas pela validação da Direcção Nacional do Investimento Público (DNIP) e do Tribunal de Contas para o seu arranque.

Indicou que as obras (estradas Suave/Kimbango) vão custarmil milhão de kwanzas  aos cofres do Estado, enquanto da antiga estrada nacional serão empregues mais de 3 mil milhões de kwanzas.

O administrador precisou que as obras do PIIM estão quase concluídas e que a sua entrega deverá ser feita entre os meses de Junho, Julho ou Agosto do ano em curso.

Informou, igualmente, que serão entregues as escolas do Kikuxi, Luanda Sul, Caop, Mindef e 5092, para além de uma esquadra no distrito do Zango. Os Centros médicos nos distritos da Estalagem (Km 12) e do Baia (Km 30) aguardam pela homologação do Tribunal de Contas.

Por seu turno, o empreiteiro das obras da empresa ASCOM, Bruno Valente, considerou positivo o encontro, já que foi possível o entendimento entre as partes.

O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) tem como objectivo de materializar acções de Investimento Públicos (PIP), de Despesas de Apoio ao Desenvolvimento (DAD).

O PIIM pretende, igualmente, aumentar a autonomia dos 164 municípios de Angola no âmbito da política de desconcentração e descentralização das competências administrativas.

 

Fonte: Angop