O encontro, realizado em Istambul, propiciou, igualmente, perspectivar a próxima reunião da Comissão Mista Bilateral, órgão em que as duas individualidades partilham a presidência.
Os dois interlocutores exprimiram a disponibilidade e abertura na exploração de novos negócios e parcerias nas áreas que superintendem, nomeadamente de mineração, petróleo e gás, bem como noutros segmentos.
Diamantino Azevedo convidou o CEO da Turkish Petroleum a visitar Angola para início de negociações com a sua congénere Sonangol.
O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás encontra-se em Istambul a convite do presidente do grupo industrial Tosyali Holding para uma visita ao seu complexo siderúrgico na cidade de Hatay.
A Tosyali Holding opera em Angola na reestruturação da Jamba Mineira, projecto que visa a implantação de um complexo siderúrgico junto ao Porto do Namibe, para transformação do ferro em aço.
A delegação angolana integra o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins, e o embaixador de Angola na Turquia, José Patrício.
As relações diplomáticas e de cooperação entre Angola e a Turquia são consideradas excelentes e os dois governos têm feito esforços no sentido de incrementar a cooperação bilateral nos mais variados domínios.
Os dois países cooperam nas áreas dos Transportes Aéreos, Defesa, Comércio, Protecção Recíproca de Investimentos, Mineração e Energias Renováveis.
Durante os últimos anos, foram realizados vários fóruns com empresas turcas, tanto em Angola como na Turquia, direccionada à cooperação económica.
Fonte: JA