Em comunicado enviado ontem à Redacção do Jornal de Angola, o CFB formaliza um pedido de desculpas pelos transtornos causados às actividades diárias de cada utente dos serviços de transporte ferroviário nas províncias do Huambo, Moxico, Bié, Lundas Norte e Sul.
A diminuição de lugares, lê-se no documento, tem impactado negativamente a vida dos cidadãos das comunidades circunscritas ao longo da linha férrea que liga a província de Benguela ao município do Luau, no Moxico.
De acordo com a nota, o programa regular de transporte prevê seis frequências semanais para as rotas Huambo/Luena/ Huambo, seis para Kuito/Luena/ Kuito, dez para Luena/Luau/ Luena e duas para Lobito/ Huambo/Kuito/Luena/Lobito.
Estes serviços atendem em mais de 95 por cento à procura das comunidades do Huambo e do Moxico, residentes ao longo da linha férrea, beneficiando, inclusive, as províncias das Lundas Norte e Sul. No entanto, esta oferta diminuiu consideravelmente por razões técnicas relacionadas com o desgaste acentuado dos rodados, reduzindo a oferta segura dos referidos serviços.
Para ultrapassar estes constrangimentos, o CFB está a implementar um plano de contingência que vai garantir a reparação e substituição dos referidos rodados em tempo oportuno, através da aquisição de meios novos a partir da África do Sul.
Contudo, a normalização da oferta de lugares condignos e a frequência regular dos serviços de transporte de pessoas e pequenos volumes serão repostas entre os meses de Outubro e Novembro de 2024, período em que vão chegar os primeiros lotes de material de reposição de rodados, promete o CFB.