Até chegar a final, os EUA venceram a Sérvia por 103-86, Sudão do Sul por 103-86, o Porto Rico por 104-83 e o Brasil por 122-87. Nas meias finais vontaram a derrotar a Sérvia por 95-91.
Com esta vitória, a selecção norte-americana leva a décima sétima medalha de ouro da sua história nos Jogos Olímpicos.
Os EUA têm sido historicamente a força dominante no basquetebol mundial. O conjunto norte-americano participa nos olímpicos desde a sua inclusão em 1936, vencendo a maioria das competições. Um marco histórico na modalidade é a formação do Dream Team, durante as Olimpíadas de 1992 em Barcelona, que incluiu lendas como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird. Esta equipa é considerada um dos maiores já vista em qualquer esporte.
Entretanto, para a disputada da medalha de bronze, a Sérvia derrotou a Alemanha, actual campeã mundial, por 93-83.
Competição Feminina
Curiosamente, em feminino, a França e EUA vão se defrontar, hoje, a partir das 14h30, no Pavilhão Bercy Arena. As francesas que têm no seu histórico apenas uma medalha de bronze, terão a dura missão de contrariar o favoritismo das americanas que são detentoras de nove medalhas de ouro.
Depois de ter alcançado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão, 2020, competição disputada em 2021, por conta da Pandemia da Covid-19, ao vergar a Sérvia, por 91-75, à França quer fazer história, vencendo em casa a forte selecção dos Estados Unidos da América.
Após afastar das meias-finais a Bélgica, a quem venceu por 81-75, as francesas, com o factor casa, tudo farão para quebrar as americanas que continuam invictas nestas olimpíadas. Na competição, a França sofreu apenas uma derrota frente a Austrália, por 72-79, na fase preliminar do Grupo B.
Os dois conjuntos vão protagonizar na tarde de hoje, o décimo segundo confronto, com o histórico a favorecer claramente os Estados Unidos da América, que somam dez vitórias, contra apenas um triunfo da França.
Aliás, a única vitória da França sobre os EUA aconteceu a 16 de Maio do longínquo ano de 1971, por 68-51, no Campeonato do Mundo.
A vitória mais recente dos Estados Unidos da América sobre a França foi nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde venceram por 93-82, durante a fase preliminar.
Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, a selecção dos EUA venceu de forma folgada à França, por 86-67, na fase preliminar.
Apesar do histórico favorecer as norte-americanas, as actuais campeãs olímpicas terão de provar na quadra o estatuto de melhor selecção do mundo, para vergar a França, que mobilizou o país para o apoio a sua selecção.
Jean Aime Toupane, treinador principal da França, tem o grupo completo para enfrentar, logo mais, os Estados Unidos da América, nação comandada pela técnica, Cheryl Reeve.
Ainda hoje, para a atribuição do terceiro lugar, a Austrália defronta a Bélgica, a partir das 10h30, também no Pavilhão Bercy Arena.
Fonte: JA