O anúncio foi feito hoje pelo representante do FMI, Justin Tyson, no final da missão, realizada de 2 a 10 de Maio, e que tinha por objectivo manter um diálogo com as autoridades para avaliação dos programas apoiados pelo FMI.
Conforme indicou, a equipa do FMI e as autoridades de Cabo Verde alcançaram um acordo de nível técnico no âmbito das políticas à conclusão da quarta avaliação do programa sustentado ao abrigo da linha de crédito ampliado (ECF) e da primeira avaliação do programa ao abrigo dos instrumentos da resiliência e sustentabilidade (RSF).
"Após a avaliação pelo conselho de administração do FMI, nas próximas semanas, Cabo Verde deverá receber um desembolso de aproximadamente 5,94 milhões de dólares e 6,95 milhões de dólares, respectivamente”, anunciou Justin Tyson.
O representante do FMI destacou o "desempenho positivo” de Cabo Verde, salientando que o país continua a demonstrar uma boa recuperação dos recentes choques.
"As autoridades alcançaram a estabilidade macro-económica e financeira, e continuam empenhadas em cumprir os objectivos dos programas. Em 2023, o desempenho macro-económico foi robusto, e apresentou um crescimento de 5,1 por cento (%), baixo nível de inflação, e um nível prudente de reservas internacionais para protecção da paridade”, realçou.
Por outro lado, salientou que o rácio da dívida pública em relação ao PIB continua numa trajectória descendente, reflectindo o alto índice de crescimento e um excedente orçamental primário inédito desde 2023.
Fonte: JA