A governante assegurou que, para o êxito deste propósito, será necessário que o Ministério que dirige esteja alinhado com a província do Cuando Cubango, trabalhando em sintonia para perceber-se melhor os projectos que estão a ser implementados em cada município da região, para que haja uma resposta rápida na resolução dos problemas dos grupos alvos.
"Nós temos os domínios de intervenção, com base nos Decretos 140 e 36, que são instrumentos legais que regem a actividade que têm de ser realizadas todos os dias e é de acordo com estes documentos que iremos proceder à monitorização e avaliação da implementação do PIDLCP”, disse.
Ana Paula do Sacramento Neto fez saber que o PIDLCP é o único programa que continua a ser a base de estabilidade do funcionamento das Administrações Municipais e a sustentabilidade no apoio directo de muitas famílias que se encontram na condição de vulnerabilidade extrema e promove a integração de cidadãos em actividades geradoras de rendimento.
PIDLCP mais abrangente
O governador da província do Cuando Cubango, José Martins, afirmou que, apesar da crise económica que o país atravessa, nos últimos tempos o Governo local colocou na linha das prioridades para este ano continuar a trabalhar com a mesma dinâmica nos municípios, comunas e aldeias para que o PIDLCP seja cada vez mais abrangente para todos os grupos alvos e no aumento da produtividade em vários sectores sociais.
José Martins disse que o Governo do Cuando Cubango está consciente de que ainda há muito para se fazer, apesar disso, é notório que dia após dia vão-se efectuando algumas mudanças que mostram a imagem do desenvolvimento e progresso.
O governador destacou que o PIDLCP é um instrumento de governação muito importante do Executivo angolano, que alinhado com o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), através da gestão coordenada entre as Administrações Municipais, poderá melhorar significativamente as condições de vida das populações.
Segundo o governante, a implementação do PIDLCP, de iniciativa presidencial, os resultados são visíveis nas comunidades do Cuando Cubango, tendo em conta a melhoria do acesso das populações aos serviços sociais básicos de assistência, com destaque para construção de escolas, postos e centros de saúde, parques infantis, pequenos sistemas de abastecimento de água e outras infra-estruturas que têm contribuído para a melhoria do bem-estar de centenas de famílias.
Merenda escolar
O governador José Martins disse que a merenda escolar, através do PIDLCP, tem contribuído significativamente para o sucesso do ensino e aprendizagem dos alunos. O programa permite ainda garantir a assistência médica e medicamentosa às populações por intermédio de cuidados primários de saúde nas zonas rurais da província.
O governador acrescentou que o programa contribuiu ainda para o fim do processo de reintegração dos ex-militares, assistência continuada aos idosos, membros da comunidade Khoisan e famílias na condição de vulnerabilidade a nível do Cuando Cubango que recebem equipamentos que viabilizam o fomento da actividade agro-pecuária, pesca e o empoderamento da mulher.
Durante dois dias de trabalho na província do Cuando Cubango, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, manteve ainda um encontro com o director provincial e municipais do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE), onde fez a entrega de meios informáticos para melhor executarem as suas actividade.
A agenda de trabalhos reservava, ainda, um certame sobre a implementação do PIDLCP, ponto de situação do Cuando Cubango e o grau de cumprimento por municípios no âmbito do PIDLCP, referente ao ano de 2022, por meio da plataforma do Sistema Informático de Gestão das Acções de Programa de Combate à Pobreza (SIGAPCP).
A ministra orientou ainda uma formação dos administradores dos nove municípios da província, director provincial e municipais do GEPE sobre o Sistema Informático de Gestão das Acções de Programa de Combate à Pobreza (SIGAPCP).
No segundo dia de trabalho, Ana Paula do Sacramento Neto procedeu à inauguração do Centro de Acção Social Integrado (CASI) de Menongue, assim como visitou alguns casos de sucesso na referida cidade no âmbito do PIDLCP.
Fonte: JA