Política
18 Maio de 2023 | 09h20

António Costa em visita oficial a Angola nos dias 5 e 6 de Junho

O Primeiro-Ministro português, António Costa, vai realizar uma visita oficial a Angola nos dias 5 e 6 de Junho, tendo previstos encontros com o Presidente da República, João Lourenço, empresários e com a comunidade portuguesa.

Segundo uma nota divulgada ontem pelo gabinete de António Costa, a visita decorre a convite de João Lourenço e "tem como objectivo o reforço das relações bilaterais entre Portugal e Angola a nível político, económico e cultural” . A "valorização de áreas como a engenharia e construção, o agroalimentar, a energia e o turismo” estarão em destaque durante os dois dias da estada de António Costa em Angola.

A última visita oficial do chefe do Governo português a Angola realizou-se em Setembro de 2018.

Após a visita a Angola, António Costa parte para a África do Sul, onde participa, no dia 7 de Junho, no programa das comemorações do Dia de Portugal junto da comunidade portuguesa ali residente, juntamente com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Iniciativa "tripartida” busca aproximação dos empresários

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), o Banco Caixa Geral Angola e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) realizaram, ontem, no Hotel Sheraton Porto, em Portugal, o Fórum Económico Portugal - Angola 2023 sob o tema "Construímos relações sólidas”.

Esta iniciativa conjunta representou uma excelente oportunidade para os participantes estabelecerem contactos com representantes institucionais e empresariais de ambos os países e ficar a conhecer, em primeira mão, os planos de privatização angolanos e as oportunidades sectoriais que o mercado tem para oferecer.

Angola é, actualmente, o 9º principal cliente de Portugal, lugar que mantém desde 2019. Constitui-se como o 3º mercado de exportações extracomunitário mais importante, apenas atrás dos EUA e do Reino Unido, e é, igualmente, o parceiro comercial mais relevante nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Ao longo dos últimos anos, têm-se verificado uma tendência de crescimento significativa, com os valores dos fluxos de comércio bilateral a ultrapassarem os níveis pré-pandemia.

Existem mais de 4.000 operadores económicos portugueses a exportar para Angola e a presença empresarial nacional neste país faz-se notar em quase todos os quadrantes da economia angolana.

"Estima-se que mais de 1.200 empresas de capital português ou misto possuam actividade em Angola, em domínios tão diversos e importantes como a construção civil e infra-estruturas, o agro-alimentar e agro-industrial, a banca, os seguros, a metalomecânica, as tecnologias de informação e comunicação, a energia, a saúde, e o transporte e logística”, avançam.

A economia angolana, a sair de uma recessão de quase cinco anos e de uma crise pandémica que teve, igualmente, consequências muito negativas, está em fase de recuperação, impulsionada pelo aumento do preço dos hidrocarbonetos e pela implementação das medidas acordadas com o Fundo Monetário Internacional, que estima, para 2023, um crescimento do PIB do país na ordem dos 2,6 por cento. Igualmente, as autoridades angolanas iniciaram uma política de diversificação económica, com o intuito de tornar a economia mais resiliente e menos dependente do sector petrolífero, fomentando assim a produção local que permita suprir as necessidades do país e desenvolver as exportações angolanas.

Para o efeito, têm sido implementados programas governamentais e regulamentos que visam facilitar a angariação de investimento estrangeiro, podendo aqui existir oportunidades de negócio para as empresas portuguesas.

Este evento acontece em contexto de antecâmara da visita oficial do Primeiro-Ministro português, António Costa, a Angola, prevista para 5 e 6 de Junho, com o intuito de identificar novas oportunidades de negócio e investimento, bem como fomentar a participação de novos operadores económicos no esforço de diversificação económica de Angola.


Fonte: JA