Sociedade
13 Maio de 2023 | 02h47

Angola investe AKZ 25 mil milhões em publicidade institucional

Um total de 25 mil milhões de kwanzas foram investidos, pelo país, em publicidade institucional no último ano (2022), dos quais 35 por cento estão ligados ao Estado, informou, esta sexta-feira, em Luanda, o director Nacional da Publicidade, José Cuato.

O responsável que falava sobre "Cibersegurança: Uma análise situacional", no encontro "Metodológico alargado" do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de INformação e Comunicação Social (MINTTICS), ressaltou que este facto mostra um balanço anual sobre a publicidade dos meios públicos.

Disse que se houver uma organização na forma de fazer e veicular a publicidade institucional do Estado, talvez se possa reduzir essa percentagem do Executivo, porque não compesa a transmissão dessed conteúdo.

Revelou que em 2017, os três maiores anunciantes são a Zap, Unitel e o Governo, com a diferença de que o Executivo não paga por esse serviço, sem explicar quais.

Apontou que os desafios deste sector passam pela definição de um quadro normativo que estabeleça regras, sujeitas a veiculação de publicidade institucional do Estado e outras melhorias 

Já  abordando o tema "Comunicação de crise", Leopoldo Baio disse houver cinco pilares fundamentais para se "atacar". Com destaque  para a consciência de convencer os decisores e assessorados.

Considerou que surgem devido, entre outros factores, a fundamentais, a informações desencontradas, rumores, fugas de informação, desinformação, pagamentos de subornos, entre outros.

Hoje foram ainda abordados os temas a "Estratégias da comunicação institucional do Executivo 2023.2027", "Organização e funcionamento dos GCII/GTCI e o ecossistema da comunicação institucional do Executivo", "Plano de actividade/acção", "Logomarca do Governo e símbolos nacionais", "Publicidade institucional do Estado" e "Técnicas de assessoria de imprensa e relacionamento com os medias".

O encontro, que termina este sábado, analisou também a "Comunicação institucional externa e respectivos programas", "Manual do Adido de comunicação institucional e imprensa e o plano de acção".