Economia
11 Maio de 2023 | 15h05

ANIESA apreende três toneladas de fuba de milho deteriorado

Três toneladas de fuba de milho de marcas “TOP´S e "Extra Fina”, em mau estado de conservação, foram apreendidos esta quinta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), pela Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA).

Em declarações à ANGOP, o seu responsável, Dário José, disse que as toneladas correspondem a 134 sacos de fuba e que a apreensão do produto foi graças a uma denúncia pública, culminando numa visita surpresa ao estabelecimento comercial onde  foram encontrados os bens em flagrante.

Referiu que os técnicos da ANIESA, em parceria com outras forças, procederam ao encerramento do estabelecimento comercial, por venda de produtos impróprios para o consumo humano.

Por outro lado, instado sobre outras infracções deparadas no mesmo estabelecimento, Dário José destacou a falta de estrutura de cálculo de preços, de higiene, factura de aquisição e certificado de habitabilidade vencida.

Garantiu que os produtos, ora apreendidos, serão incinerados no aterro sanitário em Saurimo, enquanto decorrem os trâmites legais para a responsabilização da empresa.

A ANIESA foi criada através do Decreto Presidencial nº 267/20, de 16 de Outubro, e é o órgão encarregado da inspecção das actividades económicas.

A ANIESA é integrada por inspectores do Comércio, Hotelaria, Saúde, Agricultura e outras áreas que levaram a cabo o controlo dos preços e a qualidade dos produtos em comercialização.JW/AC

Sacos de fuba de milho apreendidos pela ANIESa na Lunda Sul © Fotografia por: João Wassamba (Angop)

Fonte: Angop