Tecnologia
10 Maio de 2023 | 10h21

Fórum discute segurança dos sistemas de informação

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) realiza, hoje, em Luanda, o 1º Fórum & Expo sobre cibersegurança, para discutir estratégias com vista a aprofundar a segurança das redes e dos sistemas de informação.

 De acordo com um anúncio do MINTTICS, o evento tem como objectivo aumentar as garantias de uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço por parte de todos os cidadãos e das entidades públicas e privadas.

O ciberespaço, refere o documento, está em desenvolvimento exponencial e, por consequência, aumentam também o número e sofisticação das ameaças e das vulnerabilidades. Em proporcionalidade aumentam, igualmente, os riscos para os processos e infra-estruturas, bem como para os modelos económicos, sociais e culturais que assentam na sua utilização.

Com efeito, no âmbito do fórum e no contexto do aumento das necessidades do mercado e de identificar parceiros e prestadores de serviço, o MINTTICS propõe uma "Zona de Interação” onde as empresas patrocinadoras possam mostrar as suas soluções.

"Conciliar vertentes estratégicas, fruto da riqueza dos debates e apresentações, com a possibilidade de ver o que o mercado tem para oferecer nesta área, será uma oportunidade e uma experiência enriquecedora para todos os intervenientes”, lê-se no anúncio.

Entre os oradores do fórum estão os ministros das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, da Energia e Águas, João Baptista Borges, e das Finanças, Vera Daves de Sousa, além do governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano.

Como convidados, estarão Gonçalo Borges, especialista em legislação de cibercrime e cibersegurança, Lino Santos, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal, e Flávio Carpinteiro, especialista em certificação pela Academia Nacional de Cibersegurança Portuguesa.

Fonte: JA