Economia
08 Maio de 2023 | 16h11

Empretec treina dois mil empresários no sector agrícola

O programa de treinamento nacional (Empretec ) formou, em quatro anos, dois mil empresários nacionais nos sectores da agricultura e tecnologia, no âmbito de manter sustentável a base dos projectos.

Com o financiamento da União Europeia, o programa conta com o apoio da  Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), organismo do sistema das Nações Unidas.

Neste segmento de formação, o programa está a treinar em matéria de empreendedorismo um novo grupo de 25 empresários, cuja capacitação teve início nesta segunda-feira.

De acordo com o coordenador nacional  do "Train for Trade II”, Adelino Muxito, a formação está a ser ministrada por formadores nacionais já certificados pela UNCTAD, com o apoio da União Europeia.

Com a duração de sete dias, a formação prevê contribuir para potencializar a economia nacional, no quadro do programa de diversificação da economia em curso.

Na ocasião, o presidente da Prestígio-Liga dos Jovens Empresários de Angola, Irondino Garcia, referiu que continuam a trabalhar no sentido de formar novos empresários no quadro da parceria estabelecida com Empetec e outras iniciativas.

"Os empresários locais precisam falar a mesma língua para que possam, cada vez mais, aumentar o seu volume de negócios e lucros, criar novos empregos, expandir-se para outros sectores e tirar melhor partido das oportunidades empresariais em Angola”,disse.

O país conta com 600 empresários angolanos que fazem parte da comunidade Empretec, que são capacitados para poderem desempenhar melhor a sua actuação no mercado.

Com o desenvolvimento de uma massa crítica de formadores nacionais, capazes de ministrar formação a empresários em diferentes sectores da economia e o desenvolvimento de uma rede de empretecos, os organizadores acreditam que estão reunidas as condições necessárias para que Angola entre numa nova fase no panorama empresarial.

Na ocasião, alguns formadores e formandos foram unânimes em dizer que a formação é uma mais-valia para o sucesso e estabilidade em termos de crescimento nos seus projectos.

Ana Lourdes, uma das formandas, considerou a formação como uma  via para a  promoção do empreendedorismo feminino em Angola.

"O empoderamento económico das mulheres e a sua inclusão na sociedade devem se tornar um compromisso de todos”, disse.

Maria André, outra formanda, acredita que ser treinadora da Empretec oferece a possibilidade de ajudar outros aspirantes a atingirem o grau de empreendedores e , alcançarem o seu potencial.

"É muito gratificante poder passar o poder de transformação para as pessoas, levá-las do ponto A ao ponto B”, disse.

A  Empretec e a Prestígio- Liga de Jovens Empresários e Executivos de Angola assinaram, no início deste ano, um acordo com a UNCTAD para a coordenação da realização de futuras acções de formação.JAM/NE

Campo agrrícola (foto ilustração) © Fotografia por: Portal de Angola (Divulgação)

Fonte: Angop