Economia
08 Maio de 2023 | 08h15

Sodiam leiloa 36 pedras especiais

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola – SODIAM EP realiza, a 19 deste mês, em Luanda, um leilão electrónico para a venda de 36 pedras "especiais" de diamantes, aberto a compradores nacionais e estrangeiros registados.

De acordo com o comunicado enviado ao Jornal de Angola, as sessões de visualização irão decorrer de 8 a 18, nos escritórios sede da Sodiam E.P, na capital do país, e o processo de licitação, que será feito apenas de forma electrónica, encerra as 10 horas do já referido dia 19.

O documento explica ainda que o leilão é direccionado a clientes registados pela Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, com  "expertise" na comercialização de pedras especiais.

Os lotes à venda, com 36 pedras no total, incluem quatro pedras especiais de mais de 10.80 quilates da produção do Lulo; sete do Catoca, duas pedras do Luminas; uma do Chitotolo; uma pedra do Uari; uma do Lunhinga; 19 pedras especiais do Kaixepa, e uma pedra especial proveniente da Cooperativa Moquita. Em termos de medida, estima-se que um quilate (ct) equivale a cerca de 0,2 gramas.

 

Histórico

A Sodiam EP é a empresa estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola, fundada em 1999. As produções comercializadas através da empresa são originárias de 12 produções, kimberlíticas e aluvionares, e cobrem todo o espectro de qualidades em termos de tamanhos, modelos, purezas e cores. No ano passado, a Sodiam EP exportou cerca de 9,2 milhões de quilates em bruto por um valor total de cerca de 2 mil milhões de dólares, correspondendo a um preço médio de 214 dólares, o que posicionou Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.

Fonte: JA