Economia
04 Maio de 2023 | 15h22

"Plano a Pesca" financia empresários do ramo no Zaire

Vinte e oito empresários ligados ao sector das pescas, na província do Zaire, beneficiaram, no primeiro trimestre deste ano, de créditos bancários, no âmbito do projecto “Plano a Pesca”, gizado pelo Executivo angolano, com vista a impulsionar a pesca artesanal na região.

A informação foi prestada esta quinta-feira, à imprensa, no Soyo, pelo presidente da Associação de Empresários e Empreendedores no Zaire, Domingos Judite.

De acordo com a fonte, os créditos avaliados entre oito e 10 milhões de kwanzas foram disponibilizados pelo banco Millenium,  devendo serem reembolsados num período de quatro a cinco anos.

Acrescentou que com esses valores monetários, os abrangidos estão habilitados para adquirir os artefactos de pesca para desenvolver a sua actividade ao longo da costa marítima da circunscrição.

"Acreditamos que com essa ajuda do Executivo vamos aumentar a renda para as nossas famílias e proporcionar mais postos de trabalho para a nossa juventude”, ressaltou.

Destacou o potencial que a província do Zaire detém em diferentes segmentos de economia, com realce para os sectores das pescas, do mineiro, da pecuária, agricultura, das salinas, entre outros.

A província do Zaire tem uma costa marítima de 250 quilómetros transpassada pelos municípios do Soyo, Nzeto e Tomboco.

A Associação de Empresários e Empreendedores no Zaire, controla 428 associados. JFC/JL

Embarcações de pesca (Arquivo) © Fotografia por: Rosário dos Santo-ANGOP

Fonte: Angop