Educação
03 Maio de 2023 | 12h08

MED mantém professores no centro das atenções

A ministra da Educação, Luísa Grilo, reiterou, esta terça-feira, no município do Luau, província do Moxico, que a valorização do capital humano, com particular atenção ao professor, constitui o principal desafio do Executivo.

Ao discursar na abertura do I Conselho Consultivo do sector, que decorre no município fronteiriço do Luau, província do Moxico, Luísa Grilo disse que o Executivo continua a trabalha para se atingir e superar "os grandes desafios do sector”, entre os quais o da valorização do capital humano, com destaque para o professor.

Para além deste desafio, Luísa Grilo apontou a minimização da problemática das infra-estruturas educativas para se atender as crianças que se encontram fora do sistema de educação, reduzir o rácio professor-aluno, eliminar com "urgência" as salas precárias e a superação da qualidade das aprendizagens.

A qualidade de ensino, conforme a governante, será concretizada na revisão da política curricular e das demais componentes, bem como uma devida atenção ao modelo de gestão do sistema nacional de avaliação e outros domínios.

Sobre o encontro, a ministra disse que vai analisar, entre outras, as causas e consequências da violência nas escolas públicas e privadas do país, estratégias de prevenção e mitigação, para que os alunos encontrem na escola um ambiente pacífico, familiar e de solidariedade, onde são promovidos os valores de boa e sã convivência.

Para Luísa Grilo, o evento  serve para a promoção de uma reflexão sobre os caminhos da gestão dos recursos humanos, para além de reforçar a ideia do Executivo de continuar a formação de quadros, para que as funções do pessoal docente do ensino primário sejam garantidas por professores qualificados.

Na ocasião, o governador do Moxico, Ernesto Muangala, solicitou ao MED mais investimentos na região, sobretudo na construção de escolas técnicas a nível dos municípios do interior. 

Em dois dias, os mais de 200 participantes vão abordar diversos assuntos, como o calendário nacional escolar, expansão do programa para a educação pré-escolar e infantil, denominado Todos Unidos Pela Primeira Infância (TUPPI), desafios do Projecto Aprendizagem para Todos (PAT II), entre outros.