Sociedade
01 Maio de 2023 | 12h58

Culto pelo Dia da Paz em Angola junta mais de 500 fiéis em Lisboa

Mais de 500 fiéis de várias confissões religiosas participaram, ontem, no culto ecuménico organizado pelo Consulado-Geral de Angola em Lisboa para celebrar o Dia da Paz e Reconciliação Nacional.

Denominado "Oremos pela construção de uma Angola melhor”, o culto ecuménico contou ainda com a presença de várias personalidades angolanas que vivem em Portugal, entre as quais a ex-ministra da Justiça portuguesa Francisca Van-Dúnem e Vítor Ramalho, presidente da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

De acordo com a Cônsul-geral de Angola em Portugal, embaixadora Vicência de Brito, o "Dia da Paz e da Reconciliação Nacional assinala o silenciar das armas, devendo por isso, ser entendido como um marco de tolerância e magnanimidade, um abraço verdadeiro de fraternidade e solidariedade que tornou todos os angolanos vencedores”.

"Por isso está data exorta que todos juntos imbuídos de valores e princípios que alicerçam a coesão nacional possamos reforçar a consciência de que a Angola é de todos nós e por isso mesmo devemos juntar sinergias e considerar que a democracia é tão importante para a paz e desenvolvimento do mesmo modo que a paz e desenvolvimento são necessários para a democracia, sendo a justiça social essencial para o desenvolvimento harmónico da sociedade ", referiu.

O orador principal do Culto Ecuménico, o Pastor da Igreja Adonai, Américo Marques, disse ser necessário que se faça a manutenção para que a paz permaneça no seio dos angolanos.

" Não basta construirmos, mas sim fazer-se manutenção para que a obra continue firme", salientou, apelando ainda aos angolanos para que estejam unidos, de modos a preservarem o bem-estar de todos os cidadãos.

No evento em que estiveram presentes diplomatas angolanos acreditados em Portugal, membros de associações juvenis, participaram mais de 500 fiéis de várias confissões religiosas.