Economia
26 Abril de 2023 | 13h24

Projecto diamantífero Yetwene começa a produzir na Lunda-Norte

O Projecto diamantífero, Yetwene, no Camissombo (Lucapa), província da Lunda-Norte volta a produzir, a partir desta quarta-feira, ao fim de dez anos de inactividade, soube o Jornal de Angola de fonte autorizada junto da companhia.

A entrada para a fase de exploração mineira acontece no dia em que se assinala o "Dia do Mineiro” e deve contar com a presença do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo e da governadora da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho.

Associação  em Participação, o Projecto Yetuwe é formado pela Endiama Mining, Mountain Stability, Sociedade Mineira  de Investimentos da Lunda e a All Magic, resulta do Contrato de Investimento Mineiro, para a prospecção, pesquisa, reconhecimento e avaliação dos depósitos de diamantes nessa concessão de 508 mil quilómetros quadrados.

A Mountain Stability, promotor desta Associação em Participação, investiu, até agora, 26 milhões de dólares. Antes  mesmo do retorno do investimento, o projecto avançou com a construção de infra-estruturas, como escola, centro de saúde, apoio a criação de cooperativa agrícola e outras acções sociais, para a população e que totalizam 176 mil dólares.