Sociedade
22 Abril de 2023 | 14h40

Angola cumpre compromisso de plantar um milhão de mangais

Angola cumpriu e ultrapassou o compromisso de plantar um milhão de mangais na zona costeira do país, revelou, na sexta-feira, no município do Ambriz, província do Bengo, a ambientalista Fernanda René.

Em declarações à imprensa à margem de uma campanha de plantação de mangais no município do Ambriz, a coordenadora do projecto Otchiva frisou que o programa de um milhão de mangais foi um desafio que Angola assumiu perante a União Africana e o mundo, que serviu, igualmente, de estratégia de educação ambiental dos cidadãos.

"Um dos principais objectivos foi inspirar o governo para a protecção dos mangais e os resultados estamos a ver agora. Nuitas zonas de mangais foram recuperadas, muitos mangues reflorestados e temos assistido o regresso da biodiversidade marinha, várias comunidades de pescadores retornaram as suas zonas e as suas actividades”, ressaltou.

Fernanda René ressaltou que, com a meta alcançada, Angola transmite um exemplo em África e no mundo nos esforços para evitar o aquecimento global e na luta contra às alterações climáticas.

A ambientalista alertou que apesar de todo esse esforço, esses ecossistemas ainda continuam a ser devastados pela ocupação ilegal para construções de infra-estruturas, bem como a extracção da madeira para fazer lenha por parte das comunidades, pelo que as as campanhas de educação e sensibilização ambiental não podem parar.

Neste âmbito, no município do Ambriz foram plantados 14 mil mangues na campanha sob o lema "mangais é vida, não os deixe morrer”, em alusão ao 43º aniversário da província do Bengo.

Na ocasião, a directora provincial do Ambiente do Bengo, Janice Muanamalongo reforçou a mensagem da sociedade estar mais comprometida com a protecção e preservação desses ecossistemas que são ferramentas cruciais no combate as alterações climáticas.

Angola, com uma costa marítima de mil 650 quilómetros, tem mangais em várias áreas costeiras, desde Cabinda ao Cunene, precisando, urgentemente, de restauração e protecção, para evitar a sua destruição em consequência da acção humana.

Considerados de carbono azul, os mangais são ecossistemas naturais tropicais, compostos por espécies de plantas que toleram água salgada e, geralmente, localizados em áreas costeiras. Surgem do contacto do ambiente terrestre e marítimo, mormente, dos rios e mares.

Estudos indicam que são 10 vezes mais eficientes em absorver e armazenar grandes quantidades de carbono, em comparação com ecossistemas terrestres, tornando-se essenciais para o combate às mudanças climáticas.

Os mangues (árvores que compõem os mangais) adaptam-se à água salgada, filtrando-a e expelindo o sal através das suas folhas. A sua vegetação é típica das regiões alagadiças denominadas de manguezal.

Desempenham um importante papel na preservação de diversas espécies vegetais e animais, além de auxiliarem na erosão, fixando os solos e evitando o assoreamento das praias.