Cultura
16 Março de 2023 | 14h55

Angola e Cuba estreitam parceria para divulgação da história comum

Angola e Cuba vão, a partir de agora, difundir com maior regularidade investigação sobre a vida e obra dos líderes políticos de ambos países, fruto da assinatura, nesta quinta-feira, em Luanda, de um acordo entre o Memórial António Agostinho Neto e o Centro Cultural Fidel de Castro de Cuba.

O acordo visa maior colaboração com publicações de obras, palestras e conferências, divulgando a revolução histórica de Agostinho Neto e de Fidel  Castro à nova geração.

Pelo Memórial António Agostinho Neto assinou o seu director geral, António Fonseca, para quem o acordo vai permitir a divulgação histórica, intercâmbio científico e cultural.

Disse que vai igualmente facilitar o incremento da pesquisa e a divulgação de vida e obra dos líderes da revolução angolana e cubana e transmitir às novas gerações os valores que eles cultivaram.

"Cuba sempre esteve ao lado de Angola e ambos geraram informações que estão dispersas e que precisam ser reunidas para a historiografia dos dois estados", afirmou.

A contra assinatura será feita em Cuba, pelo director do Centro Cultural Fidel Castro, porém, o acto da parte angolana foi presenciada pela embaixadora de Cuba em Angola, Esther Armenteros.

Na ocasião,  a diplomata mostrou satisfação pelo facto de ambas as instituições terem o mesmo objectivo, o de preservar a memória dos dois líderes.

"Que seja o início de uma colaboração efectiva ", asseverou. ML/ART

Memorial Agostinho Neto e Centro Cultural Fidel Castro assinam acordo © Fotografia por: Domingos Cardoso-ANGOP

Fonte: Angop