Saúde
06 Março de 2023 | 09h15

Moonai, a aplicação que alivia as dores menstruais através do som

Moonai é a primeira - e única, para já - aplicação para alívio da dor menstrual. É uma solução não química e digital. Como? Através dos sons.

A aplicação promete aliviar os seus sintomas de dor menstrual  (TPM e stress emocional incluídos), com sons relaxantes personalizados e conteúdo educacional para aliviar, descansar e concentrar-se - tudo sincronizado com a fase do seu ciclo menstrual.

Tudo começou com Laura-June Clarke, uma belga a viver em Barcelona. Há alguns anos, numa hackathon (maratona de programação), um dos membros da sua equipa estava menstruada.  Falaram sobre como o alívio da dor poderia ser feito sem o uso de medicamentos como o ibuprofeno e esse foi o começo de Moonai. 

Ao La Vanguardia, a mulher explica que durante 10 anos investigou a "influência da música no cérebro" porque tem um transtorno de défice de atenção e hiperatividade.

"A música tem sido muito importante na minha vida. Para me ajudar a focar, dormir, fazer coisas. E assim comecei a fazer esta pesquisa. Começamos a conversar com mulheres e outros cientistas e foi assim que Moonai começou", revelou ao mesmo meio. 

A aplicação faz uma série de perguntas sobre a pessoa em questão e também sobre o que ela deseja alcançar: descansar ou manter-se ativo. Depois de uma opção ser escolhida, o som entra em ação. Para alcançar o efeito terapêutico com certas frequências sonoras, Laura-June recomenda o uso de fones.

Disponível para Android e iPhone, não tem custos. Contudo, há uma assinatura para quem quer usar de forma ilimitada.

Fonte: NM